EXU SILÉ ONÁ TCA - VENCE O EDITAL TCA.NÚCLEO 2013

by 2/08/2014 0 comentários



Projeto do NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas é o escolhido para realizar a Ocupação Artística no Complexo do TCA de agosto a dezembro de 2013.

O projeto Exu Sile Oná, proposto pelo Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), com direção de Fernanda Júlia, é o vencedor do Edital TCA.Núcleo “Em Construção" – Edição Especial 2013/Uma Homenagem a Lina Bo Bardi.

Este ano o projeto chega à sua 19ª edição, inovando o seu conceito mais uma vez. Dentro da nova proposta, o Edital decidiu contemplar uma companhia teatral local, que por sua vez terá que promover um intercâmbio com um grupo de outro estado ou país para que, juntos, realizem uma grande "ocupação" no TCA durante o segundo semestre.

O projeto desenvolvido pelo NATA, vencedor do TCA.Núcleo 2013, contempla um diálogo e uma parceria com a Cia do Miolo (SP). Ao longo do processo, portanto, os dois grupos unirão suas ideias e forças para consolidar uma estratégia de ações e intervenções artísticas que serão realizadas no Teatro Castro Alves de agosto a dezembro de 2013 e que integram o projeto Novo TCA. Com realização artística do NATA, gestão de projetos da Cardim Projetos de Marcia Cardim e produção da Kalik Produções de Susan Kalik.

Fundado em outubro de 1998, na cidade de Alagoinhas, no interior do estado, o NATA surgiu de um festival estudantil de Teatro representando o Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas. Nestes 15 anos de atuação, a companhia vem realizando montagens teatrais, oficinas, leituras dramáticas, e movimentando o cenário teatral com projetos que discutem, divulgam e valorizam a Cultura Afro-Brasileira em diferentes contextos. No TCA, apresentou recentemente, como parte da programação do projeto Cultura em Campo, o espetáculo Sirê Obá – A Festa do Rei.

A diretora do NATA, Fernanda Júlia declara: "O Teatro Negro Alagoinhense está em festa, em celebração e em reflexão, após recebermos o resultado do TCA.Núcleo 2013. O NATA - Núcleo Afro.... de alagoinhas comemora um feito histórico, artístico, político e cultural. Esta será a primeira vez que um grupo teatral negro e do interior do Estado da Bahia ocupa artísticamente o complexo cultural do Teatro Castro Alves. Este é um projeto artístico político que contribuirá para a legitimação e divulgação do teatro realizado no interior do Estado, colaborando para o crescimento e diversificação do cenário teatral da Bahia e do Brasil.”

A Comissão de Seleção desta edição do TCA.Núcleo reuniu profissionais de reconhecida atuação na área das artes cênicas: a diretora e iluminadora paulista Cibele Forjaz, os diretores e dramaturgos Elísio Lopes Jr. e Gil Vicente Tavares, o ator e produtor Fábio Vidal, além da atriz e produtora Maria Marighella (Diretoria de Teatro da FUNCEB). Após a análise das diversas propostas inscritas e de uma série de encontros presenciais, a Comissão decidiu selecionar, além do vencedor, os seguintes projetos suplentes: Outra Construção, do grupo Outra Cia de Teatro (1º suplente), Faust(o), do grupo Vila VOX (2º suplente) e por fim, Ruínas Circulares, do Oco Teatro Laboratório (3º suplente).




Conheça mais em: www.tcanucleo2013.blogspot.com

Susan Kalik

Diretora e Produtora

Sócia da Kalik Produções, uma empresa de criação e execução de projetos artísticos em Salvador, na Bahia. Produzimos teatro, audiovisual e eventos artísticos. Desenvolvemos ideias, realizamos projetos e estimulamos sonhos.

0 comentários:

Postar um comentário