DO QUE APRENDI COM MEUS MAIS VELHOS - COMEÇOU!

by 10/19/2015 0 comentários
 DO QUE APRENDI COM MEUS MAIS VELHOS


Começamos as gravações do documentário Do que aprendi com meus mais velhos - Mo Ko Lati Mi Atijo. Nossa primeira diária de gravação foi no Caruru de Igbejí, no Ilê Axé Oya L´adê Inan, de Mãe Rosa de Oyá, em Alagoinhas, Bahia.

O argumento é de Susan Kalik, que assume a direção ao lado de Fernanda Júlia, o documentário parte da importância de registrar o processo de transmissão de conhecimento e valores culturais das Comunidades de Axé da Bahia. Propondo uma reflexão sobre como a criança aprende com os “mais velhos” a história dos antepassados, a liturgia e os segredos da religiosidade, a beleza e a grandiosidade dos Orixás, dos Inkisses e dos Voduns, as divindades africanas cultuadas no Brasil.

O NASCER DE UM SENTIMENTO MAIOR.
A certeza de que existe mais além de nós mesmos. Algo que traz a emoção do pertencimento. Lugar de onde eu vim. Onde está minha ancestralidade. Esse momento de comunhão, este religare, o nascer da religiosidade... Como esse processo se dá nas crianças? Como elas entendem e nos falam sobre esse sentimento? 
DO QUE APRENDI COM MEUS MAIS VELHOS é um documentário que investiga esse momento particular: A descoberta dos Orixás e o encontro com a própria ancestralidade, com um recorte na infância, antes mesmo de se iniciarem os estudos e aprendizados da liturgia do Candomblé. Construído a partir do ponto de vista de crianças sobre o Candomblé e os Orixás, em diferentes fases da relação com sua religiosidade. Além das crianças o Doc entrevista os “mais velhos”, sobre como se lembram de terem aprendido e de como transmitem, hoje, esta religiosidade.

FICHA TÉCNICA

direção FERNANDA JÚLIA e SUSAN KALIK
argumento SUSAN KALIK
co-direção THIAGO GOMES
diretor musical JARBAS BITTENCOURT
arte THIAGO ROMERO
still ANDRÉA MAGNONI
assist. produção FRANCISCO XAVIER
produção KALIK PRODUÇÕES



O filme é financiado pelo Edital Curta Afirmativo 2014: Protagonismo de Cineastas Afro-Brasileiros na Produção Audiovisual Nacional, do Ministério da Cultura e Fundação Palmares.






Susan Kalik

Diretora e Produtora

Sócia da Kalik Produções, uma empresa de criação e execução de projetos artísticos em Salvador, na Bahia. Produzimos teatro, audiovisual e eventos artísticos. Desenvolvemos ideias, realizamos projetos e estimulamos sonhos.

0 comentários:

Postar um comentário