CASSIANO

by 3/19/2013 0 comentários

Ator Flávio Bauraqui 
grava curta-metragem “Cassiano”em Salvador

Com roteiro inspirado nos cinemas undergound norte-americano, marginal brasileiro e no movimento superoitista baiano, além de conter fortes referências às obras do cineasta David Lynch, as gravações aconteceram na Bahia no último fim de semana




O ator Flávio Bauraqui (que já atuou em Cafundó, Madame Satã, Quincas Berro D’Água, Meu Nome não é Johnny, dentre outros longas) é a estrela do curta-metragem Cassiano, cujas gravações ocorreram de 3 a 6 de janeiro nas ruas de Salvador, tendo como sets pontos como a av Centenário, Calçada, Barris etc.

O filme retrata a rotina de um sujeito normal, que atravessa a cidade, do trabalho à casa, interage com personagens do cotidiano da metrópole e percebe o seu entorno sob uma ótica singular, onde realidade e sonho se misturam. O roteiro, direção e codireção são dos jovens Thiago Gomes e Susan Kalik, frutos da nova safra do audiovisual baiano. A direção de fotografia é de Jerônimo Soffer e a direção de Arte de Rodrigo Frota, com realização da Kalik Produções e Zé Fini Filmes e apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.


Concepção

A obra perpassa por temas relevantes à sociedade contemporânea, como o existencialismo, individualismo, solidão, além da crítica às mazelas sociais. O filme bebe no despojamento e na ironia dos superoitistas e ditos marginais do cinema brasileiro: cineastas como Edgard Navarro, com o seu SuperOutro , André Luiz de Oliveira, com o Meteorango Kid – O Herói Intergaláctico” e ainda o paulista Carlos Reichenbach, com Alma Corsária.

Cassiano bebe nas mais variadas fontes: do cinema undergound norte-americano ao cinema marginal brasileiro e o movimento superoitista baiano, transformando-se em uma mini-odisséia urbana. O foco narrativo é a trajetória de um indivíduo em conflito com a realidade, que se deixa levar pela embriaguez e vai do sonho à loucura.


 


 




Na direção de arte, a principal referência é a obra do cineasta David Lynch, diretor que trava um forte diálogo com as artes plásticas com filmes como “Estrada Perdida” e “Cidade dos Sonhos”. O curta-metragem Cassiano, assim como as obras de Lynch, lida com imagens do cotidiano e lança mão, na cinematografia, da capacidade de lidar com o estranho e o absurdo, criando uma atmosfera de sonho, onde tudo é permitido e realidade e loucura moram lado a lado.
Cassiano  agora segue para a montagem e deve ser finalizado em abril. De acordo com os produtores, a vontade é que o curta seja lançado no Festival do Rio 2013 e depois siga o calendário de exibição dos festivais de cinema do país.
  
FICHA TÉCNICA

Roteiro: Thiago Gomes e Susan Kalik
Direção: Thiago Gomes
Codireção: Susan kalik
Direção de Fotografia: Jerônimo Soffer
Direção de Arte: Rodrigo Frota
Som direto: Napoleão Cunha
Figurino e Maquiagem: Luis Santana
Realização: Kalik Produções e Zé Fini Filmes
Apoio Financeiro: Fundo de Cultura da Bahia

Elenco
Flavio Bauraqui: Cassiano

Elenco Secundário
Alex Oliveira
Alice Souza
Daniel Calibam
Danilo Cairo
Diego Pinheiro
Fernanda Júlia
Jai Santos
Jorge Baía
Laís Machado
Leonardo Brito
Luisa Bocca
Luiza Muricy
Marcia Gilbrás
Rainha Loulu
Ruhan Alvares
Sueli di Castro


Atendimento à imprensa:

COMUNIKA PRESS +55 71 3497-5000
Aleksandra Pinheiro + 55 71 9121-5359 | alepinheiro@comunikapress.com.br
Jamile Amine +55 71 9993-5504 | jamile.amine@comunikapress.com.br

Susan Kalik

Diretora e Produtora

Sócia da Kalik Produções, uma empresa de criação e execução de projetos artísticos em Salvador, na Bahia. Produzimos teatro, audiovisual e eventos artísticos. Desenvolvemos ideias, realizamos projetos e estimulamos sonhos.

0 comentários:

Postar um comentário